
Caminhos do Brasil debate bons resultados e desafios da indústria turística, responsável por 8% do PIB; ministro destaca parcerias com iniciativa privada para divulgar atrações no exterior e patrocinar festas tradicionais como o Festival de Parintins e o Círio de Nazaré.
O número de estrangeiros que visitaram o Brasil entre janeiro e setembro deste ano é 12% maior que no mesmo período do ano passado. Foram 4,9 milhões de turistas internacionais e a expectativa do governo federal é de que 2024 bata o recorde de visitas, já que outubro, novembro e dezembro são meses muito atrativos para os viajantes.
Os bons resultados da indústria turística e os desafios para superar gargalos como da infraestrutura de transporte foram temas de mais uma edição da série Caminhos do Brasil, desta vez com o tema “A riqueza do turismo”.
O ministro Sabino destacou a importância da realização de grandes encontros internacionais como a Cúpula de Líderes do G20, que acontece em novembro no Rio de Janeiro, e a COP 30, em novembro de 2025, em Belém (PA).
— "O governo brasileiro tem tido muito êxito na atração de eventos internacionais para nosso país. Um evento como a COP 30 vai nos ajudar muito a passar a imagem do Brasil da forma como realmente é e essas pessoas vão voltar para seus destinos e fazer a nossa divulgação correta, vão querer voltar ao Brasil com seus familiares".
O presidente da Embratur citou aumento na malha aérea internacional:
— "São 18% mais voos internacionais chegando ao Brasil em 2024 do que tivemos em 2023. O Brasil é um país de dimensão continental, é duas vezes a Europa do euro".
Também mencionou o recorde de arrecadação: de janeiro a agosto deste ano (2024) a receita com turismo internacional foi de US$ 4,8 bilhões, superando o mesmo período do ano passado, que registrou US$ 4,4 bilhões.
Matéria por CNC
Para ler a matéria na íntegra acesse aqui.